Ideias desarrumadas, arrumadas ou por desarrumar...
"escrever é arrumar as ideias"

Fernando Pessoa

segunda-feira, 6 de agosto de 2012


Olhar Fotográfico
A máquina fotográfica é um instrumento que ensina a ver o mundo sem máquina fotográfica dizia  Dorothea Lange, uma fotógrafa do século XX que ficou conhecida pelos seus trabalhos na sequência da crise de 1929  .
Terminei há pouco uma formação numa das minhas maiores paixões : a fotografia. Para além de viciante , acredito que fotografar  estimula a criatividade, a sensibilidade estética e altera de forma significativa a nossa  forma de olhar o mundo e os outros, estando atentos a sentimentos, pequenos nadas, apontamentos quotidianos ora marcantes  ora efémeros, sempre na senda do melhor enquadramento e o registo mais fiel do momento. A minha paixão pela imagem, pela estética e pelas artes ensinou-me a observar, a olhar para além do óbvio e a buscar algo mais. Acredito que a sensibilização e o estímulo para estas temáticas contribuam francamente para uma visão mais sensível do mundo, para nos tornar mais humanos  e  menos máquinas, valorizando as emoções. Em pleno século XXI, gostaria que os nossos gestores públicos e governantes reservassem uns minutos diários do seu tempo para dedicar às artes, ou que simplesmente passeassem pela rua procurando captar o melhor momento no mundo que os rodeia, certa  de que seriam pessoas muito mais atentas, sensíveis, tolerantes e humanas , ao invés de se basearem  apenas  em números, equações e teorias matemáticas.
Hoje finalizo com Ansel Adams  remetendo-me ao silêncio  “Quando o mundo se tornar confuso, concentrar-me-ei em fotografias. Quando as imagens se tornarem inadequadas, contentar-me-ei com o silêncio”.


Sem comentários:

Enviar um comentário