Ideias desarrumadas, arrumadas ou por desarrumar...
"escrever é arrumar as ideias"

Fernando Pessoa

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Aldeia Global


Aldeia Global
A mais recente campanha publicitária de uma conhecida operadora de telemóveis dá o mote para a minha reflexão desta semana. Aldeia Global,  assim se chama o projeto é mais um excelente trabalho do realizador Marco Martins que já nos habituou à sua qualidade não só no contexto publicitário, mas também em momentos deliciosos no cinema,  como foi o caso de Alice. Esta campanha para além de cumprir o seu objetivo em termos de marketing, é na minha opinião um excelente exemplo do que pode e deve ser a cultura, a tecnologia e a criatividade ao serviço das populações, como fator de desenvolvimento, inovação e principalmente criação de laços de proximidade e desenvolvimento comunitário.
Para além de motivar a população transmontana, que participou num esforço conjunto, este projeto deu a conhecer um pouco da sua cultura, das suas gentes , envolvendo-as e tornando-as no parte integrante do processo criativo, sem renegarem as suas origens e sendo atores no seu quotidiano habitual.  Os honorários reverteram para um almoço convívio entre todos os habitantes e a equipa de produção e para uma instituição local, tendo em vista o beneficio comum.
Casos como o Festival Bons Sons em Tomar e o Materiais Diversos em Alcanena, entre muitos outros espalhados pelo nosso país fora, incluindo na nossa cidade, mostram que o potencial criativo português ao serviço da comunidade  está bem e recomenda-se.  Talvez continuando tenhamos a esperança conjunta de um futuro melhor, numa altura em que tem custado acreditar!


Sem comentários:

Enviar um comentário