Ideias desarrumadas, arrumadas ou por desarrumar...
"escrever é arrumar as ideias"

Fernando Pessoa

sexta-feira, 2 de março de 2012

Semear para colher


Semear para colher

O excelente concerto dos Nice Weather For Ducks do passado sábado, no Teatro José Lúcio da Silva deu-me o mote de hoje, altura em que amadureço ideias sobre desenho de territórios, cidades criativas e potencial decorrente das dinâmicas da criatividade, para o sucesso económico e desenvolvimento sustentável.

Olho Leiria e vejo talentosos músicos consagrados e emergentes, profissionais criativos altamente qualificados e de renome internacional, vejo Sílvias Patrício e Sandrines Vieira e Paulos Kellerman e Moreiras, associações culturais com projeção dentro e fora de portas, instituições de utilidade pública pautadas pelo serviço à comunidade com base na cultura e nas artes, fotógrafos premiados, editoras, coreógrafos, atores, jovens empresários : enólogos, designers, marketeers, arquitectos, produtores; especialistas em informática, software e novas tecnologias, free lancers, e tantos outros que não me ocorrem agora ou simplesmente desconheço. Profissionais que primam pela inovação, criando oportunidades e o próprio emprego, mostrando valor e de mérito reconhecido. A todos vós, parabéns pela persistência e força de vontade!

Hoje escrevo para as regiões e poder local: Apostem na cultura, inovação, tecnologia e criação de condições para a fixação de profissionais criativos; transformem edifícios devolutos, estádios desocupados, e monumentos ao abandono em laboratórios de criatividade, propiciando a partilha de ideias, num frenesim de saberes transversais, conducentes também a um refresh do comércio e da indústria local. Invistam forte acreditando na cultura e na inovação como pontos de partida para o sucesso. Porque é preciso semear para colher!

1 comentário: